Notícias

Papa Francisco Encontra 50 Mil Acólitos e Coroinhas na 13ª Peregrinação Internacional em Roma

Pontífice destaca a importância do tema "Contigo" e a presença de Deus na Eucaristia

Na tarde desta terça-feira, 30 de julho, o Papa Francisco se reuniu com cerca de 50 mil acólitos e coroinhas na Praça São Pedro, em Roma, durante a 13ª Peregrinação Internacional da Associação Internacional dos Ministrantes, Coetus Internationalis Ministrantium (CIM). Este ano, a peregrinação tem como tema “Contigo”.

“A Praça São Pedro é sempre bonita, mas convosco torna-se ainda mais bonita”, disse o Papa Francisco ao iniciar seu discurso, agradecendo aos jovens por terem vindo a Roma, muitos pela primeira vez. O tema “Contigo” chamou a atenção do Pontífice. “Sabeis porque é que me impressiona? Porque diz tudo numa palavra. Isto é belíssimo e abre espaço para procurar, para encontrar possíveis significados”, sublinhou.

O Papa refletiu sobre o significado profundo da palavra “contigo”, relacionando-a com o mistério da vida e do amor, desde a concepção até a relação com Deus. Ele destacou que, na Liturgia, o “contigo” se realiza plenamente na Eucaristia, onde a presença de Deus se torna concreta no Corpo e Sangue de Cristo. “Todos os dias, o sacerdote vê este mistério acontecer nas suas mãos; e vós, quando servis ao altar, também o vedes”, afirmou.

Francisco enfatizou que, ao receber a Sagrada Comunhão, experimentamos que Jesus está “conosco” e podemos responder com o nosso amor e presença. “O ‘contigo’ de Jesus, graças ao seu amor, torna-se o meu, o teu, o nosso ‘contigo’, que cada um pode dar aos outros”, disse o Papa, incentivando os jovens a amar e servir ao próximo sem julgamentos ou preconceitos.

O Papa concluiu agradecendo aos acólitos e coroinhas por serem “peregrinos, para partilhar a alegria de pertencer a Jesus, de ser servos do seu Amor”. “Obrigado, jovens amigos! E uma boa caminhada com Jesus”, finalizou.

Com informações de Vatican News