Papa Francisco define tema do Dia Mundial da Paz 2025: “Perdoa-nos as nossas ofensas: concede-nos a tua paz”
Celebração destacará a importância da reconciliação e da construção de uma paz duradoura

O Papa Francisco anunciou que o tema do próximo Dia Mundial da Paz, a ser celebrado em 1º de janeiro de 2025, será “Perdoa-nos as nossas ofensas: concede-nos a tua paz”. A informação foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, em um comunicado do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
O comunicado destaca que o caminho para a paz começa com “uma verdadeira conversão, pessoal, comunitária e internacional”. Quando essa conversão é realizada, a paz não se manifesta apenas na conclusão dos conflitos, mas em uma nova realidade onde as feridas são curadas e a dignidade de cada pessoa é reconhecida.
O Dia Mundial da Paz foi instituído em 1968 por São Paulo VI e é celebrado no primeiro dia de cada ano com uma mensagem papal. Este dia serve como um momento de reflexão e ação para promover a paz em todo o mundo.
A escolha do tema está em consonância com as últimas encíclicas do Papa, “Laudato Si’” e “Fratelli tutti”, e com o Jubileu da esperança que a Igreja Católica celebrará no próximo ano. Este Jubileu é visto como um apelo à conversão, não para condenar, mas para reconciliar e construir a paz.
“Partindo da constatação da realidade dos conflitos e dos pecados sociais que afligem a humanidade de hoje, olhando para a esperança inerente à tradição jubilar da remoção dos pecados e anulação das dívidas e à reflexão dos padres da Igreja, podem surgir orientações concretas que conduzam a uma mudança muito necessária nos âmbitos espiritual, moral, social, económico, ecológico e cultural”, destaca o comunicado.
Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar e a apoiar iniciativas de paz e reconciliação. Contribua em: http://alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Agência Ecclesia