Notícias

Dom Ricardo Hoepers reflete sobre Matrimônio e Família em Simpósio Teológico na Paraíba

Bispo auxiliar de Brasília aborda temas como indissolubilidade e fidelidade no matrimônio durante conferências no evento.

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, participou do III Simpósio Teológico sobre Matrimônio e Família, organizado pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba. O evento, que começou na terça-feira, 6 de agosto, e se estendeu até sábado, 10, reuniu diversas reflexões sobre o tema “Matrimônio e Família: desafios e novas perspectivas”.

Durante o Simpósio, dom Ricardo contribuiu com quatro conferências. Na quinta-feira, 8 de agosto, ele abordou a questão da indissolubilidade do matrimônio com a palestra “Matrimônio indissolúvel: amar para sempre ainda é possível?”. Na parte da noite, o bispo falou sobre “Amor e sexualidade no Matrimônio: o dom da fidelidade”, ressaltando a importância da fidelidade como uma das propriedades fundamentais do matrimônio.

Em sua primeira conferência, dom Ricardo contextualizou as propriedades do matrimônio frente aos desafios contemporâneos, ressaltando que falar de indissolubilidade, fidelidade e abertura à vida é um desafio em tempos de valores contraditórios. Ele destacou as iniciativas da Pastoral Familiar no Brasil e outros movimentos que, investindo na família, estão respondendo às contraposições da sociedade.

O bispo destacou que o matrimônio, segundo o documento Familiaris Consortio, é um símbolo real do acontecimento da salvação. “Casar não é um ato isolado, mas um processo de maturidade espiritual que se consolida com o tempo e com a abertura à graça de Deus”, afirmou.

Na conferência da noite, dom Ricardo refletiu sobre a fidelidade no contexto do amor e da sexualidade no matrimônio. Ele enfatizou que a fidelidade, a indissolubilidade e a abertura à vida são caminhos revelados por Deus e que o matrimônio é uma expressão da unidade que Deus deseja entre homem e mulher. Citando a encíclica Evangelium Vitae, dom Ricardo abordou a importância de viver a sexualidade de maneira saudável, em um mundo que muitas vezes se opõe aos valores cristãos.

Ajude a Rádio Aliança a continuar promovendo o Amor de Deus e a partilha de ensinamentos essenciais como esses. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de CNBB