Notícias

Comunicação sem Armas: O Desafio de 2025

Papa Francisco destaca a importância de desarmar a comunicação e purificá-la da agressão

O Vaticano anunciou o tema para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2025, inspirado em 1 Pedro 3,15-16, que chama a atenção para a necessidade de desarmar a comunicação e purificá-la da agressão. Em um mundo onde a comunicação muitas vezes se torna violenta, visando atacar em vez de estabelecer diálogo, o Papa Francisco nos convida a refletir sobre a importância de compartilhar a esperança cristã com mansidão.

Hoje, desde os talk shows televisivos até as guerras verbais nas redes sociais, o paradigma que corre o risco de prevalecer é o da competição, da oposição e do desejo de dominar. No entanto, para os cristãos, a esperança é uma pessoa e é Cristo, sempre ligada a um projeto comunitário. Quando falamos de esperança cristã, não podemos ignorar uma comunidade que vive a mensagem de Jesus de forma credível, ao ponto de dar um vislumbre da esperança que ela traz consigo.

O comunicado do Vaticano destaca que a esperança cristã não pode ser separada da comunidade que a vive e a comunica. É necessário, portanto, que a comunicação seja orientada para estabelecer diálogo e não para atacar. O desafio de 2025 é desarmar a comunicação, purificá-la da agressão e compartilhar a esperança cristã com mansidão.

O Papa Francisco nos lembra que a comunicação deve ser um meio de construir pontes e não de criar barreiras. É hora de mudar o paradigma e de fazer da comunicação um instrumento de paz e de reconciliação.

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando mensagens de diálogo e reconciliação, bem como o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: http://alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de Vatican News