Papa Francisco cria 21 novos cardeais em Consistório, incluindo o brasileiro Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre é reconhecido por sua liderança na Igreja, recebendo título cardinalício em Roma

Neste sábado (07/12), a Basílica de São Pedro foi palco do Consistório Ordinário Público, onde o Papa Francisco criou 21 novos cardeais, incluindo o brasileiro Dom Jaime Spengler. Aos 64 anos, Dom Jaime, franciscano e arcebispo de Porto Alegre, assume agora um papel de ainda mais responsabilidade na Igreja Católica.
Dom Jaime é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam). Além disso, ele integra os dicastérios da Santa Sé para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e do Instituto de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
A cerimônia teve início com o canto “Tu es Petrus”, seguido por um discurso de agradecimento ao Papa, proferido pelo cardeal Angelo Acerbi. Durante o rito, cada novo cardeal prometeu fidelidade ao Papa e seus sucessores e recebeu os símbolos do cardinalato: solidéu vermelho, barrete, anel e a atribuição a um Título ou Diaconia. Dom Jaime foi designado à igreja de “S. Gregorio Magno alla Magliana Nuova”, em Roma.
O título cardinalício, vitalício, simboliza a participação do cardeal no clero romano e a unidade do Colégio de Cardeais, destacando o apoio à atividade pastoral do Papa. Francisco, em carta aos novos cardeais, enfatizou que esta nomeação exprime a unidade da Igreja e o vínculo com a Igreja de Roma.
Ajude a Rádio Aliança a continuar trazendo as notícias mais relevantes da Igreja para você. Sua contribuição é essencial! Acesse: alianca.fm.br/contribuintes