Papa Francisco reflete sobre o Batismo de Jesus e o rosto de Deus
Durante o Angelus, o Pontífice destaca a importância do batismo e a manifestação de Deus em Cristo.
Na festa do Batismo do Senhor, celebrada no dia 12 de janeiro de 2025, o Papa Francisco convidou os fiéis a contemplarem o rosto de Deus e a ouvirem Sua voz. Em sua mensagem antes da oração do Angelus, o Santo Padre refletiu sobre o acontecimento do batismo de Jesus no rio Jordão, ressaltando que este momento representa uma verdadeira Epifania de Deus, onde o Pai se revela através do Filho.
Diante dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, Francisco comentou sobre a importância do batismo, conectando-o à experiência pessoal de cada um. “Jesus junta-se ao seu povo que busca o perdão dos pecados”, disse ele, lembrando as palavras de um hino que retratam Jesus “com a alma nua e os pés descalços” ao se apresentar para o batismo.
O Pontífice destacou que, ao ser batizado, o Espírito Santo se manifesta, e a voz de Deus é ouvida: “Tu és o meu Filho muito amado, em quem pus todo o meu afeto”. Francisco enfatizou que a revelação do Pai através do Filho cria um espaço privilegiado para o diálogo e a comunhão entre Deus e a humanidade.
O Santo Padre instou os presentes a refletirem sobre seu próprio batismo, perguntando: “Cada um de nós recorda a data do seu batismo? Isso é muito importante! Pensem: em que dia fui batizado ou batizada?” Ele encorajou todos a celebrarem essa data como um novo aniversário, comemorando o nascimento no Espírito de Deus.
Após a recitação da oração mariana, o Papa fez ainda um apelo especial por aqueles afetados pelos incêndios na Califórnia e pediu orações pelas crianças que foram batizadas na Capela Sistina naquela manhã. Francisco também lembrou a beatificação do sacerdote Giovanni Merlini e pediu paz para a Ucrânia, o Oriente Médio e o mundo todo, reiterando que “a guerra é sempre uma derrota”.
Ajude a Rádio Aliança a levar a mensagem de amor e esperança do Papa Francisco a mais pessoas. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de ACI Digital e Vatican News