Notícias

Papa Francisco escolhe “Migrantes, missionários da esperança” como tema para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2025

Celebrado em 4 e 5 de outubro, o dia destaca a coragem e a esperança dos migrantes, que se tornam "missionários" nas comunidades de acolhida.

O Papa Francisco definiu “Migrantes, missionários da esperança” como o tema para o 111º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será celebrado em 4 e 5 de outubro de 2025. A escolha do tema, segundo o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, ressalta a coragem e a tenacidade dos migrantes e refugiados, que “testemunham cotidianamente a esperança no futuro, não obstante as dificuldades”.

Em comunicado, o dicastério destacou que, à luz do Jubileu da Esperança, o tema enfatiza o papel dos migrantes e refugiados como “missionários da esperança” nas comunidades que os acolhem. Eles contribuem para revitalizar a fé dessas comunidades e promovem o diálogo inter-religioso, baseado em valores comuns. “Eles recordam à Igreja a meta última da peregrinação terrena, ou seja, a realização da futura pátria”, afirma o dicastério.

O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado foi celebrado pela primeira vez em 1915, durante o pontificado de Bento XV, em resposta à situação dos emigrantes italianos. Ao longo dos anos, a celebração se espalhou por toda a Igreja e a data foi sendo modificada. Tradicionalmente celebrado no último domingo de setembro, este ano o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado será nos dias 4 e 5 de outubro, por ocasião do Jubileu do Mundo Missionário.

A Rádio Aliança se une à mensagem do Papa Francisco e convida você a refletir sobre a importância da acolhida e da esperança no contexto da migração. Contribua para que possamos continuar a levar a Palavra de Deus a todos: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de ACI Digital