“Obrigado a todos!”: Papa Francisco recebe alta e faz apelo emocionado pela paz
Após 38 dias no Hospital Gemelli, Pontífice agradece apoio, visita basílica e, no Angelus, clama pelo fim das guerras.
Com um “Obrigado a todos!”, o Papa Francisco saudou a multidão que o aguardava na saída do Hospital Gemelli, em Roma, neste sábado, após 38 dias de internação – a mais longa de seu pontificado. Visivelmente mais magro, mas com semblante sereno, o Papa acenou e abençoou os fiéis, demonstrando gratidão pelo apoio recebido.
Francisco fez questão de falar do 5º andar do hospital, e não do 10º, onde estava internado, para ficar mais perto dos cerca de três mil fiéis presentes. Ele inclusive reconheceu Carmela Mancuso, de 72 anos, que sempre lhe entrega rosas nas Audiências Gerais.
Antes de retornar ao Vaticano, o Papa fez uma parada na Basílica de Santa Maria Maior, onde depositou o ramalhete de flores recebido de Carmela diante do ícone da Salus Populi Romani, como forma de agradecimento por sua recuperação. Em seguida, saudou os militares que fazem a guarda na entrada da Casa Santa Marta.
Angelus: Paciência, Gratidão e Apelo pela Paz
No Angelus, divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Francisco compartilhou uma reflexão sobre a paciência de Deus, inspirada na parábola da figueira estéril. Ele relacionou a paciência divina com a dedicação dos profissionais de saúde e o apoio dos familiares durante sua internação.
“Neste longo período de recuperação, tive a oportunidade de experimentar a paciência do Senhor”, afirmou.
O ponto central do Angelus, no entanto, foi um apelo veemente pela paz mundial, com foco especial no Oriente Médio: “Entristece-me a retomada dos pesados bombardeios israelenses na Faixa de Gaza… Peço que as armas se calem imediatamente”. O Papa também mencionou os conflitos na Ucrânia, Palestina, Israel, Líbano, Mianmar, Sudão e República Democrática do Congo.
Francisco celebrou o avanço no acordo de paz entre Armênia e Azerbaijão e finalizou o Angelus com um agradecimento pelas orações e um pedido conjunto pelo fim das guerras.
A Rádio Aliança celebra a recuperação do Papa Francisco e se une ao seu apelo pela paz. Sua contribuição nos ajuda a levar essa mensagem de esperança: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Vatican News